SLUMP TEST | Concreto usinado na obra


É essencial para o sucesso da concretagem, que o material recebido esteja de acordo com o que foi determinado em projeto, neste sentido, a consistência do concreto tem uma importância ímpar.

“Slump Test” ou teste, é um procedimento realizado com a intenção de medir a consistência do concreto, com esta é possível determinar a trabalhabilidade do material.


Devido a importância de se medir a trabalhabilidade do concreto no canteiro de obras antes da aplicação do material sobre as formas, o “slump test” se tornou um procedimento padronizado, a NBR NM 67, determina os passos necessários para a realização do mesmo.


Outro motivo importante para se realizar o teste de abatimento, é prevenir o surgimento de “bicheiras” no concreto, dependendo das características do elemento estrutural a ser preenchido com concreto, pode ser que os espaços entre as barras de aço sejam muito pequenos (algo comum em vigas de transição), e nesses casos, a fluidez do concreto pode garantir que não haja surgimento de patologias após a concretagem, tudo isso deve ser previsto com antecedência, e conferido no momento de receber o concreto usinado na obra.


Start typing and press Enter to search

Open chat
Fale com nossa equipe