Importância de um relatório diário de obra

Conhecido como RDO, o relatório diário de obras é muito importante tanto para empresa que está realizando os serviços quanto para o cliente que solicitou o mesmo, cuja finalidade é relatar o controle de todas as atividades realizadas diariamente, seguindo uma ordem cronológica e garantindo assim o mais claro fluxo de informações da obra.

A importância do diário de obra não está no documento em si, mas sim em sua aplicação. Se fazendo o uso do diário de obras de forma correta, as empresas podem obter dados importantes, que podem auxiliar em decisões gerenciais e ser usadas em caso de disputa contratual. O documento pode indiciar quais interferências impediram determinado serviço.

Na maioria dos contratos, há exigência deste documento como instrumento formal para registro de todas as atividades que aconteceram na obra durante sua execução. Quando no contrato se estabelece que o diário de obra é o documento oficial para o registro das atividades e ocorrências, é necessário anotar todas as variáveis que venham a incidir na execução da obra, ou seja, todas as interferências que aconteceram no dia.

Além disso, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) tornou obrigatório o uso do documento de diário de obra por meio da Resolução n° 1.024 de 21 de agosto de 2009 . Essa Resolução obriga o uso de um documento – chamado de Livro de Ordem – em todas as obras e serviços executados por profissionais do sistema Crea/Confea.


Start typing and press Enter to search

Open chat
Fale com nossa equipe