Como reparar fissuras, trincas e rachaduras em fachadas?

Fissuras são finas aberturas que atingem a pintura e o revestimento, portanto, não oferecem riscos à estrutura. Porém, elas permitem a passagem de água, facilitando assim a proliferação de bolores. Deve-se prestar atenção na evolução da sua espessura e profundidade, pois elas podem se tornar trincas.

É bem comum o tratamento com impermeabilizante acrílico flexível para fachada. Aplicado em 2 a 3 demãos, na forma de pintura, este produto acompanha a movimentação das microfissuras e evita a infiltração de água pela fachada, podendo-se substituir o selador por tinta acrílica.

O tratamento de trincas em fachadas deve recobrir essas fendas, identificando-as e sanando os motivos de seu aparecimento, a partir da aplicação de dispositivos como sela trinca e utilização de telas de reforço para determinados locais, assim como a execução de juntas de movimentação e dilatação, são algumas opções para esses casos.

As trincas o seu tratamento em fachadas, por sua vez, serve para corrigir diferentes tipos de trincas, presentes em diversas modalidades de prédios e aplicações:
• Trinca de retração: rasgos curtos e desordenados que aparecem no reboco puro devido à contração por calor e exposição ao vento;
• Trinca de deformação: rasgo largo desordenado derivado do desgaste dos movimentos e impactos sofridos pela estrutura, também aspectos físicos como dilatação;
• Trinca de “cantos”: aparecem nas extremidades de vãos e largos, devido à dilatação;
• Trincas de estrutura: são as mais perigosas, podendo desenvolver rachaduras que denotam falha na execução do projeto e são bem definidas.

Nas rachaduras, é preciso observar qual sentido e onde está localizada a rachadura a ser analisada para determinar o tipo de reforço estrutural que deve ser executado.

Quando ela está no sentido vertical ou escalonada, é necessário definir um reforço das colunas ou paredes.
Em muitos casos funciona também construir um anel com perfis de aço ao redor da parede, reforçando a carga e verticalidade.
Se aparece uma rachadura na diagonal em sua casa, uma abertura grande pela qual consiga ver o outro lado ou caem alguns pedaços de material, saia imediatamente de casa, será preciso determinar o nível de dano não apenas na parede, mas na edificação completa.

Um dano desse tipo é sintoma de um dano estrutural mais profundo que não se limita a uma parede, mas à construção toda e precisa ser bem analisado.

Saiba mais sobre os serviços executados pela Line Engenharia & Projetos acompanhando as nossas redes sociais.

@linengenharia no Instagram

@line_engenharia no Facebook


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Fale com nossa equipe