Como realizar o ensaio de Slump Test

Para a realização do ensaio, a NBR NM 67 estabelece três equipamentos padronizados obrigatórios, o primeiro é um molde na forma de um tronco de cone oco com as seguintes dimensões internas:

  • Diâmetro da base inferior – 200mm;
  • Diâmetro da base superior – 100mm;
  • Altura – 300mm.

    É necessário também uma haste de compactação feita, em geral, de aço, de formato circular com diâmetro de 16mm e 600mm de comprimento, e por último, uma placa metálica para servir como base, ela deve ter dimensões superiores a 500mm e espessura de pelo menos 3mm.

Com esses materiais, o operador responsável pela realização do teste, deve posicionar o molde sobre a placa metálica e preenchê-lo com 3 camadas de concreto, cada uma com aproximadamente um terço da altura, para cada camada preenchida, o operador deve compactar o material por meio de 25 golpes, utilizando a haste de compactação.

Após o preenchimento das 3 camadas, o operador deve retirar o molde com um movimento vertical constante, tomando cuidado para não submeter o concreto a esforços horizontais, esse processo deve durar até 10s, evitando assim comprometer os resultados. Assim que o molde for retirado, deve-se medir a diferença de altura entre o molde e o corpo de concreto, esse valor é o slump ou abatimento do concreto.

É importante dizer que o abatimento do concreto deve ser medido em milímetros, considerando uma margem pequena margem de erro, o resultado pode ser apresentado, por exemplo, da seguinte forma: 60mm ± 10mm.

A operação completa descrita acima, deve ser feita sem interrupções e deve durar no máximo 150s ou 2 minutos e 30 segundos, isso serve para garantir a integridade dos resultados.


Start typing and press Enter to search

Open chat
Fale com nossa equipe